Zone Diet

O Dr Barry Sears é o criador da chamada ZoneDiet.

Fique a saber mais sobre ele e sobre o que significa para a sua saúde "estar na zona". Surpreenda-se com a forma como a sua saúde e bem-estar vão sair beneficiados.

Quem é Dr. Barry Sears

O Dr. Barry Sears, criador da ZoneDiet, com uma licenciatura em bioquímica, começou as suas experiências como pesquisador científico na Boston University School of Medicine e continuou no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Desde o início, os seus interesses voltaram-se para a gordura, tema a que dedicou vários estudos. Em particular, estudou algumas gorduras naturais, o que lhe permitiu gravar inúmeras patentes mundiais de drogas anti-tumorais. Com base nestes estudos sobre os lípidos e com base nas investigações de Bergstrom e Samuelsson (vencedores do Prémio Nobel da Medicina em 1982), o Dr. Barry Sears realizou uma pesquisa sobre os eicosanóides (mediadores inflamatórios), vindo a descobrir que o seu equilíbrio pode ser crucial para o bem-estar e saúde.

Atualmente, Barry Sears continua os seus estudos científicos como Presidente da Zone Labs, uma empresa de biotecnologia em Danvers (Massachusetts) e é o presidente da instituição sem fins lucrativos "Fundação de Pesquisa de Inflamação" em Marblehead (Massachusetts).

Visite o Barry Sears: www.drsears.com

Como estar na Zona ?

O Dr. Barry Sears, após inúmeros estudos, concluiu que a comida pode-se tornar um aliado para se sentir no seu máximo potencial.

Daí nasceu a designação "estar na zona" que corresponde a uma estratégia nutricional e de estilo de vida, concebida com a finalidade de modular a produção de ecosanóides (mediadores inflamatórios).

O que comemos influencia hormonas como a insulina e glicagina e isso tem impacto na forma como nos sentimos diariamente e na nossa saúde a longo prazo.

Quando estiver na zona vai conseguir sentir a diferença!

Para conseguir estar na Zona, tem de compreender primeiro os conceitos que estão por detrás desta metodologia.

E são conceito muito simples e que facilmente pode aplicar no seu dia-a-dia.

A Palavra " Zona "

As primeiras pessoas em que o Dr. Barry Sears testou o seu método de nutricional eram atletas. Todo o atleta sabe que existe um estado de forma física e mental chamado de "zona" no qual se pode atingir o melhor desempenho. É uma condição passageira e difícil de conseguir, mas quando se está na "zona" tudo se torna fácil, porque o corpo atinge o seu máximo.

Porque não prolongar e estender este estado a todos aqueles que têm particular atenção ao seu bem estar?

A pirâmide de Bem Estar  

Piraminde Bem Estar

- Respeitar a relação 40-30-30 entre hidratos de carbono, proteínas e gorduras, cada vez que faz uma refeição

- Efetuar 3 refeições e 2 lanches por dia

- Efetuar uma suplementação de ómega 3 todos os dias

- Atividade física regular


A Zona e as Calorias

Quando se fala sobre nutrição, normalmente dá-se grande atenção às calorias quando se está a estabelecer uma dieta. Na verdade, as calorias tornaram-se a ferramenta mais utilizada para qualquer tipo de avaliação: para determinar quanto para comer, escolher alimentos para compor as receitas e refeições.

Na última década, as calorias e a gordura (enquanto nutriente muito calórico), têm atraído a atenção porque se acredita serem as responsáveis pelo ganho de peso das populações dos países industrializados. No entanto, esta abordagem não tem servido para resolver o problema continua e progressivamente crescente. É possível, então, alterar esse ponto de vista e assumir que as calorias não são a melhor maneira de avaliar a comida.


O corpo, na verdade não é apenas um máquina, (muitas vezes comparado a tal), mas sim um dispositivo metabólico que responde ativamente aos alimentos ingeridos.

Considere os hidratos de carbono e proteínas: a partir do ponto de vista calórico são equivalentes, pois ambos fornecem 4,1 calorias por grama. Mas a resposta hormonal que induzem é totalmente diferente. Os hidratos de carbono estimulam a produção de insulina (hormona de armazenamento) e as proteínas estimulam a produção de glicagina (hormona de gasto de energia). Este é um dos exemplos que guiam a ZoneDiet, que também privilegia a toma de suplementos de óleo de peixe para manutenção do equilíbrio entre gorduras ómega 3 e 6 e consequente controlo da inflamação.

Deixar de ter estes aspetos em conta pode levar a conclusões erradas sobre a causa do ganho de peso. Isto não quer dizer que para perder peso temos de comer apenas proteína. Isto significa que os parâmetros envolvidos para avaliar a alimentação adequada não são apenas calorias.


Exemplo de um dia à mesa, na Zona

Descubra os exemplos fáceis e práticos para entender o que significa sentar-se à mesa "na zona". A palavra mágica é "equilíbrio". A cada refeição mantenha-se nos 40-30-30 (percentual de distribuição calórica dos macronutrientes - hidratos de carbono, proteínas, gorduras).

E com a ZoneDiet coma cinco vezes por dia: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar. Além disso, a cada dia deverá tomar Ómega 3 através de alimentos e - quando não é possível - através da suplementação com Ómega 3 RX.

ASSISTA AQUI A UM VIDEO DEMONSTRATIVO

Os Ómega 3

É importante ingerir alimentos regulares ricos em ómega 3. Os ácidos gordos ómega 3 são chamados de "essenciais" porque o nosso corpo é incapaz de os produzir. Assim sendo, devem, necessariamente, ser ingeridos através da alimentação ou, para completar ainda mais, através da suplementação.*

Numerosos estudos científicos têm demonstrado que, no contexto de uma dieta variada e equilibrada e um estilo de vida saudável, os ómega 3 tem ações importantes no nosso corpo:

- EPA e DHA contribuem para a manutenção da função normal do coração (quando tomado numa dose mínima de 250 mg por dia);
- DHA contribui para a manutenção da função normal do cérebro e da acuidade visual (quando tomado numa dose mínima de 250 mg por dia)
- EPA e DHA contribuem para a manutenção de níveis normais de triglicerideos (para tomas de 2 g por dia)

Não ingerir mais de 5 g por dia de EPA + DHA, por dia.

* Os suplementos alimentares não pretende ser um substituto para uma dieta variada e equilibrada.

Características do produto

- Omega 3 RX é extraído através da tecnologia de destilação molecular, para assegurar uma ausência de contaminantes.

- A alta qualidade deste suplemento é garantida e é um produto certificado por uma entidade reconhecida a nível internacional: The International Fish Oil Standards (IFOS).

- Barry Sears, a partir de sua experiência, sugere que os suplementos de ómega 3 têm de ter as seguintes características:
- Concentração total de ómega 3 de pelo menos 75%
- Pelo menos 60% de EPA + DHA
- EPA e DHA, em proporção de 2:1
- Extremamente baixo nível de contaminantes
- Certificados pela IFOS